quinta-feira, 2 de outubro de 2014

APAS engajada no combate ao Câncer de Mama

Pelo quarto ano consecutivo, entidade promove ações em sintonia com o movimento internacional “Outubro Rosa”

Durante o mês de outubro, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) promoverá atividades em apoio à campanha Outubro Rosa, coordenada pelo Instituto NeoMama. A iniciativa nasceu do movimento internacional que é realizado em vários países com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de mama e estimular a participação da população, empresas e entidades.

Até o dia 31 de outubro, a APAS colocará faixas cor de rosa na fachada do prédio, banner no site, matéria na revista institucional e também fará campanhas junto aos supermercados para a distribuição de folders que trazem informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008. As mídias sociais também irão trazer informações sobre a campanha.

“O Outubro Rosa é uma excelente oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, visando maiores chances de cura da doença. É nosso papel como associação apoiar essa causa e envolver nossos associados, já que boa parte da população frequenta nossos estabelecimentos”, afirma Esther Gonçalves, diretora de Responsabilidade Social da APAS.


Mais sobre o movimento
O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres, e visa estimular a participação da população, empresas e entidades. O movimento popular internacional tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção da doença.

A história do Outubro Rosa nos remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, sendo, assim, denominado “Outubro Rosa”. Todas as ações eram - e ainda são - direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, sendo que, a fim de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Adiante, surgiram outras ações focadas no Movimento, tais como corridas e desfiles de moda com pessoas que venceram a doença, e a ideia de iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, surgiu posteriormente. Mais informações, acesse a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e no Twitter (www.twitter.com/infoapas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário