quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Acision lança a 12ª edição do MAVAM Brasil com foco especial nos Serviços de Valor Agregado (SVA) do “SMS Corporativo” para aumentar o relacionamento com o cliente

69% dos brasileiros que responderam ao MAVAM hoje recebem e leem mensagens das empresas, com cerca de metade (44%) afirmando que receberam atualizações de empresas através de aplicativos para smartphone.

Pontos Importantes:
•    Pesquisa MAVAM realizada com 1.510 brasileiros usuários de celular.
•    No 2T de 2014 havia 275.5 milhões de assinantes de celular no Brasil, com um crescimento de 3,5% sobre o mesmo período do ano passado.
•    Os Serviços de Valor Agregado (SVA) no Brasil totalizaram R$4.36 bilhões em vendas líquidas para as operadoras, crescimento de 22%, enquanto o SMS gerou R$ 1.09 bilhões.
•    Os serviços de internet móvel foram responsáveis por 63% de todo o SVA, 31% a mais que no 2T de 2013 – impulsionando a receita do SVA onde as vendas dos serviços tradicionais estão estáveis.
•    As operadoras devem procurar oferecer novos serviços para o mercado corporativo, onde o uso de SMS e de aplicativos está aumentando.
São Paulo, 15 de outubro de 2014 - A Acision, líder global em SMS corporativo, apresentou hoje os resultados do seu décimo-segundo relatório MAVAM Brasil 2014 (Acision Monitor of Mobile Value Added Services (VAS), que analisa as tendências de evolução e uso do SVA no Brasil.Com os aplicativos de mensagens para pessoas (A2P) crescendo aceleradamente e as empresas interagindo de novas formas com seus clientes – principalmente devido à alta taxa de adoção dos dispositivos smart – o relatório deste ano teve seu foco voltado para o SVA “SMS Corporativo” para aumentar o relacionamento com o cliente.

Esse estudo revelou uma série de tendências importantes no mercado brasileiro que impactaram a receita das operadoras e ao mesmo tempo destaca áreas de oportunidades. As operadoras brasileiras viram um crescimento positivo nas receitas advindas do SVA, gerando mais de R$4.36 bilhões (US$ 1.95 bilhões) em vendas líquidas e responsável por 30% da receita total das operadoras com serviços móveis, representando 22% de crescimento sobre o mesmo período do ano passado.

O maior crescimento na receita SVA veio da internet móvel, responsável por 63% de todas as vendas líquidas de SVA no 2T de 2014, totalizando R$2.7 bilhões (USD1.23 bilhões), 31% a mais que no 2T 2013.Esse salto no uso da internet móvel provavelmente se deve à rápida adoção dos smartphones na região.A ConvergenciaResearch calcula que a penetração dos smartphones seja de 30% na América Latina hoje, e estima taxas de crescimento anual de mais de 60%, dependendo do país.Neste ano, 81% dos entrevistados no Brasil tinham um smartphone, um aumento de 17% comparado com o ano passado.

Embora os serviços OTT e de mensagem instantânea sejam hoje uma das opções mais populares para a comunicação via smartphone, 81% dos entrevistados afirmaram que usaram SMS nos últimos 3 meses, e o mesmo percentual afirmou que o SMS era o serviço que usavam com mais frequência, uma vez que ainda é o único serviço que tem alcance universal.Entretanto, a adoção dos serviços de OTT e de mensagem instantânea via mídia social teve um impacto negativo nas vendas líquidas de SMS que caíram 6% no 2T de 2014 comparado com o mesmo período do ano passado, gerando R$1.09 bilhão (US$ 0.49 bilhões) de receita.Hoje, 90% dos usuários de smartphone usam pela menos um aplicativo de mensagem instantânea ou OTT e, em média, os entrevistados tinham 3 aplicativos de mensagens, incluindo SMS.

Segundo Fátima Raimondi, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral para a América Latina da Acision, “Com o uso cada vez maior de smartphones no Brasil, e com os serviços de internet móvel mais acessíveis, é compreensível que usuários migrem para serviços de mensagens OTT baseados em banda-larga, principalmente considerando a percepção de gratuidade. Isso, por sua vez, significa que a receita geral de SVA esta crescendo à medida que mais pacotes de dados são vendidos como parte dos contratos pós-pago, que cresceram 33% em um ano, resultando em um uso maior dos serviços e tráfego via internet.Também demonstra que todo o tipo de uso de mensagem continua a crescer, destacando que o SMS ainda é um serviço essencial, sendo o serviço usado com mais frequência por todos os usuários de celular, e ainda está entre as três principais plataformas de mensagem, mesmo entre os usuários de smartphones."

A Acision percebeu essa transição há algum tempo e desenvolveu um serviço OTT white-label para operadoras e empresas, o fuseMe, que é a única solução com interoperabilidade com SMS, garantindo que operadoras e empresas possam competir no mundo OTT.O fuseMe combina os recursos populares como bate-papo, compartilhamento de arquivos, vídeos e VoIP, com capacidades mais avançadas e exclusivas como navegador no próprio aplicativo, divisão de tela com a funcionalidade de arrastar e soltar, junto com o “ShareMyView" e a opção de integração com a tecnologia WebRTC.Acreditamos que o SMS também terá um papel importante nos serviços de interatividade corporativa, que está se popularizando à medida que as empresas estabelecem como podem explorar melhor a plataforma móvel como forma de atingir um público maior.Para as empresas, o envio de mensagens deixou de ser apenas uma ferramenta interna para aumentar a produtividade e se tornou algo que os clientes estão exigindo que seja usado para aprimorar a interação e o relacionamento.”

Foco Especial da Décima-Segunda Edição: Mensagens Corporativas

Em uma recente pesquisa da YouGov do Reino Unido, 61% dos consumidores com idade entre 18 e 30 anos afirmaram que gostariam de ter uma experiência de serviços de mensagem do estilo OTT com seus bancos – embora isso reflita apenas um país, demonstra o pensamento do consumidor quando está fazendo negócios ou interagindo com os bancos. A mudança na dinâmica do consumidor e como ele usa seu telefone para se conectar com as empresas também está presente no MAVAM Brasil. 71% usaram seus smartphones para procurar informações sobre produtos e serviços, com 69% afirmando que recebem e leem os SMS enviados para seus smartphones por empresas, lojas ou marcas.

Além disso, embora os aplicativos usados para receber atualizações de marcas ou empresas tenham baixa penetração (44%), esse número ainda é significativo dado o estágio inicial do mercado de aplicativos nessa área. Na mesma linha, apenas 30% dos entrevistados disseram que usaram seu smartphone para fazer compras. Entretanto, os aplicativos que facilitam as transações monetárias estão entre os de maior penetração (46%). A lacuna entre os aplicativos de compra e os transacionais pode estar relacionada ao nível de aplicativos bancários baixados, ou à disponibilidade de bens e serviços que podem ser pagos através de aplicações móveis ou websites destinados a facilitar as compras por dispositivos móveis.

Os tipos mais comuns de notificações SMS são aqueles relacionados a serviços médicos, tais como lembretes de consultas ou exames (33%), seguido de quatro outras categorias com valores de penetração em torno de 25%, lembretes de instituições educacionais (26%), lembretes do dentista (26%), lembretes de empresas de serviços pessoais (25%), e atualizações de saúde (24%).Quando o assunto é outro conteúdo enviado por empresas, os alertas e descontos são os que têm mais alta penetração (64%), seguido de propaganda (62%) e atualizações, tais como lançamentos de produtos exclusivos (39%).O interessante é que 8 entre 10 entrevistados disseram que forneceriam seu número de telefone para uma empresa para receber lembretes e notificações relevantes.

Vinte e seis por cento disseram que não viam nenhum problema em enviar informações pessoais via SMS ou OTT para uma empresa em quem confiam, mas os entrevistados se sentiam mais seguros quando tinham a opção de enviar essas informações usando um aplicativo criado pela própria empresa (31%).Isso é um reconhecimento positivo por parte dos consumidores que os aplicativos oferecem uma rota segura para interagirem com as empresas em um mercado, digamos, relativamente novo.

Raimondi continua: “Ao olhar para essas respostas vemos uma oportunidade enorme não só para aprimorar o diálogo com os consumidores, mas também para aprimorar a forma de fazermos isso, talvez integrando os canais de comunicação existentes (busca, e-mails, SMS e vídeos) com os aplicativos.Embora o fuseMe da Acision seja uma ferramenta OTT que oferece um diálogo multicanal com os usuários, também temos nossa plataforma ForgebyAcisionque oferece às empresas serviços seguros de mensagem corporativa além de acesso a APIs e SDKs abertos que permitem que as empresas desenvolvam novas soluções que possam incorporar uma enorme gama de serviços "com o toque de uma tecla", tais como clicar para ligar, compartilhar vídeo e conteúdo com novos modelos de diálogo bilateral – tudo em tempo real aprimorando a interação humana.
“O MAVAM não só proporciona as informações que as empresas de todos os setores precisam para tomar decisões embasadas sobre sua abordagem à comunicação móvel, como lançamos o Acision Mobile Gameplan, uma estrutura interativa que ajuda as empresas a construir estratégias móveis de sucesso.O momento de criar serviços melhores de interação é agora, e estamos aqui para ajudar,” concluiu Raimondi.

O estudo MAVAM Brasil 2014 foi produzido junto com a Convergencia Latina e a QuantiNet.Para visualizar o relatório completo MAVAM Brasil 2014 ou para acessar o Mobile Gameplan da Acision, favor entrar em contato comcorporate.marketing@acision.com
Acesse relatório completo.

Sobre a Acision
A Acision conecta o mundo fornecendo serviços de interatividade móvel com interoperabilidade entre todas as plataformas IP que enriquecem a experiência do usuário criando valor e novas oportunidades de comunicação para operadoras, empresas e consumidores do mundo todo.
Para mais informações visite a Acision em http://www.acision.com

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