quinta-feira, 28 de agosto de 2014

F5 Networks e VMware facilitam gestão de aplicações no SDDC (Software Defined Data Center)

Tempo de provisionamento de sistemas baixa de dias para horas com ajuda da soma das tecnologias VMware NSX e BIG-IQ da F5; outra vantagem é a possibilidade de realizar o escalonamento dinâmico da infraestrutura do data center, um modelo flexível que acompanha o crescimento dos negócios da empresa usuária

A F5 Networks, líder em soluções de ADN (Application Delivery Networking) – tecnologia  que garante a entrega de aplicações rodando em ambiente Web – anuncia a integração entre a plataforma de gerenciamento BIG-IQ® da F5 e a plataforma de virtualização VMware NSX. Isso proporcionará uma orquestração rápida entre as camadas 2 a 7 e os serviços de aplicativos no data center definido por software (SDDC, Software-Defined Data Center – data center definido por software). O SDDC é uma extensão do modelo SDN (Software Defined Network, rede definida por software) e representa o futuro do data center. Para André Mello, country manager da F5 Networks no Brasil, a integração entre o VMware NSX e o gerenciamento de serviços de distribuição de aplicativos da F5 fortalece ainda mais a parceria entre essas duas empresas.  “Geralmente, fornecer serviços para aplicativos novos ou alterar parâmetros de aplicativos já instalados em um data center é um processo manual e demorado”, detalha Mello. “Com a soma das soluções da F5 e da VMware, os clientes conseguirão reduzir o tempo de provisionamento de aplicações do data center de dias para minutos”.

Segundo Mello, outro ganho é o escalonamento dinâmico da infraestrutura de aplicativos. “A flexibilidade oferecida ao data center por essas soluções é fundamental para garantir que essa infraestrutura conseguirá acompanhar de forma elástica e imediata o crescimento dos negócios da empresa usuária”, explica.

André Mello conta, ainda, que graças a estas soluções, os clientes poderão automatizar a distribuição de serviços orientados por políticas em aplicativos multicamadas em seu data center. Como a solução é distribuída ininterruptamente, os clientes podem usar os recursos do BIG-IP e do BIG-IQ em ambientes virtuais NSX. Os modelos iApps personalizados também continuarão sendo usados normalmente em interfaces da F5.

A solução combina integração com APIs REST no nível plano de gerenciamento usado pelo BIG-IP da F5. Com isso, fica fácil registrar e distribuir os serviços de aplicativos que podem ser consumidos por usuários da F5 em seu SDDC. A habilidade do NSX em orientar o tráfego permite redirecioná-lo ao serviço da F5. A solução integrada permite que os iApps® da F5 sejam utilizados pelo NSX e consumidos como modelos de fornecedores que clientes da F5 podem reproduzir com parâmetros específicos de aplicativos.

PRINCIPAIS VANTAGENS

·         Gerenciamento simplificado – Os clientes terão acesso a uma infinidade de serviços de aplicativos da F5 sem a complexidade do gerenciamento. O NSX incorpora agilidade operacional aos serviços específicos de aplicativos (protocolo da camada 7), proporcionado aceleração, disponibilidade e segurança. Os clientes passam a ter um controle maior sobre como os serviços são holisticamente aplicados, além do acesso a serviços unificados através da estrutura de redes (camadas 2 a 3) e da estrutura de distribuição de aplicativos (camadas 4 a 7).

·         Serviços e automação escalonáveis  Um modelo de consumo consistente e APIs de integração permitem que os clientes definam e configurem políticas para serviços de aceleração, segurança, disponibilidade e virtualização para distribuições em data centers e em nuvem. A solução combinada possibilitará às equipes de TI de automatizar o funcionamento e a resposta dos sistemas da VMware e da F5 diante de ambientes sujeitos à constantes mudanças, sem interromper a infraestrutura da produção ou afetar os aplicativos da empresa que geram receita.

·         Instalações de aplicativos simplificadas – Ao reunir os pontos fortes da estratégia de cada fornecedor, as organizações terão condições de maximizar o desempenho da rede e dos aplicativos com os SDAS (Software-Defined Application Services, serviços de aplicativos definidos por software). Recursos integrados ampliam a capacidade dos modelos iApps da F5, que incluem instruções detalhadas sobre como otimizar os aplicativos mais usados e cenários de instalação adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário