segunda-feira, 28 de abril de 2014

São Paulo Turismo apóia capacitação para atendimento a pessoas com deficiência na Copa do Mundo FIFA

O projeto é da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e já está em andamento

Com o objetivo de tornar a estrutura receptiva da cidade de São Paulo cada vez mais capacitada e bem preparada para o atendimento ao turista, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) está apoiando a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) em um projeto de extrema importância para o mundial da Fifa 2014: a capacitação para o atendimento e prestação de serviços as pessoas com deficiência.

A proposta do curso é a construção de uma nova visão sobre as pessoas com deficiência por parte dos responsáveis atuantes no atendimento direto e/ou indireto, difusão de práticas de atendimento direcionadas às pessoas com deficiência e otimização da acessibilidade à pessoa com deficiência em várias vertentes: comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal.

Para o presidente da SP Turis e Secretário Municipal de Assuntos do Turismo, Wilson Poit, a capacitação veio em boa hora e deixará bons frutos. "É de extrema importância que tenhamos pessoas preparadas para atender e receber bem esse público. E o melhor é que isso ficará como legado para a cidade, ou seja, teremos atendimento especializado para pessoas com deficiência em todos os grandes eventos de São Paulo", disse.

O conteúdo programático da capacitação contempla:

- Aspectos Gerais das deficiências: visual, física, auditiva /aurdez, intelectual, múltipla e surdocegueira.

- Técnicas de Guia vidente: práticas de orientação e mobilidade, técnicas como guiar pessoas com deficiência visual, surdocegueira e com deficiência física usuário de cadeira de rodas.

- Prática de atendimento/ética: elementos para a elaboração de programas e práticas que sustentem a qualidade no atendimento às pessoas com deficiência.

- Língua Brasileira de Sinais LIBRAS: aplicação de oficina de vivência, sensibilização e atendimento às pessoas com deficiência com sinais de acordo com o contexto do público alvo para a Copa 2014.

Ao todo, são 48 horas ministradas pela Ahimsa - Associação Educacional para Múltipla Deficiência (www.ahimsa.org.br), divididas em 6 dias (8h/d). Três turmas já foram formadas e ainda existem vagas. Os interessados deverão preencher ficha de inscrição e encaminhar aos cuidados de Shirley Rodrigues da Ahimsa, através do e-mail maryshilly@yahoo.com.br. Para mais detalhes, ligar no telefone 5579-0032.

Nenhum comentário:

Postar um comentário