O MiCLK é uma evolução em Soluções de Sincronização para Redes LTE/LTE-A que vem associado um sistema embutido de navegação por satélite
A RAD anunciou no Mobile World Congress uma nova solução prática e rápida para a sincronização de comunicações móveis, prometendo evitar ao máximo a queda de sinal em ligações 4G.
A novidade expande significativamente a capacidade de sincronização de tempo das soluções de Acesso com Garantia de Serviços (Service Assured Access, ou SAA) da RAD. Trata-se do primeiro dispositivo de sincronização padrão Grandmaster IEEE 1588 baseado em formato pequeno para ser plugado nas portas SFP dos equipamentos de redes. O MiCLK é também o primeiro do mundo com um receptor global de navegação por satélite GNSS já embutido.
"Os fortes requisitos de sincronização do LTE e LTE-A e a utilização crescente de pequenas células nas redes 4G geram desafios de sincronização no segmento de backhaul. Mas as soluções que existem são caras demais ou não proporcionam cobertura total da rede", explica Ulik Broida, Vice-Presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da RAD. "Com o revolucionário MiCLK, a RAD torna fácil o upgrade das redes de backhaul existentes para suportar o LTE-A a um preço acessível."
Muitas operadoras de rede preferem usar o IEEE 1588-2008 (também conhecido como PTP, do inglês Precision Time Protocol) e a Synchronous Ethernet para entregar frequência e tempo precisos por todas as redes 4G em backhaul.
Tais operadoras relutam em instalar o GNSS em todas as estações rádio base devido a questões práticas e de custo, bem como pela preocupação cada vez maior com o possível congestionamento e os riscos de falsificação do GNSS.
No entanto, a distribuição de tempo preciso requer que cada elemento da rede, entre a referência de tempo - o Grandmaster - e a estação rádio base possa suportar o IEEE 1588. O problema é que este requisito pode exigir um esforço caro e complexo quando o Grandmaster fica localizado em um PoP central.
"O MiCLK permite às operadoras de rede evitar upgrades dispendiosos ao trazer o Grandmaster para a própria estação de base", afirma Broida.
Plugável em Qualquer Dispositivo de Rede
O inovador MiCLK da RAD - já no aguardo de patente - é um dispositivo plugável em miniatura que atende perfeitamente às necessidades das redes de celulares em backhaul de próxima geração. Seu design SFP permite uma instalação simples, que garante tranquilamente o upgrade de qualquer dispositivo de rede com um Grandmaster IEEE 1588 com todos os recursos, inclusive um receptor GNSS e várias opções de redundância para sustentar sua operação em caso de falha do GNSS.
"Facilmente instalado com intervenção técnica mínima, o MiCLK é um acessório versátil em qualquer lugar da rede", prossegue Broida. "É um incremento valioso para os portfolios dos fornecedores de equipamentos móveis e uma solução ideal para os provedores de serviço 4G em busca de uma maneira rápida e com boa relação custo-benefício de levar a sincronização precisa para o backhaul de pequenas células", conclui ele.
Além do MiCLK, a RAD também realizará, no Mobile World Congress 2015, a demonstração de sua monitoração de desempenho SAA e suas opções de implantação de vCPE.
De 17 a 20 de março, haverá demonstração do MiCLK na mostra de Interoperabilidade Multifornecedores organizada pelo Centro Europeu de Testes Avançados de Rede (EANTC - European Advanced Networking Test Center). A mostra acontecerá no mesmo lugar que o Congresso Mundial de MPLS SDN e NFV e o SDN Summit em Paris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário