Dos estabelecimentos que estão conectados, 28% utilizam o Facebook como canal de relacionamento
O acesso à internet é uma prática comum para mais da metade (54,5%) dos estabelecimentos comerciais do estado do Rio de Janeiro. A utilização da Internet como espaço para realização de negócios, tanto com clientes e fornecedores transformou inclusive a forma como se interage nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, entre os que responderam que estão conectados, é usado como recurso de divulgação para 28%.
A pesquisa de Adesão às Novas Tecnologias, realizada pela Fecomércio RJ/GPP, entre os dias 10 e 13 de novembro com a opinião de 407 empresários do estado do Rio de Janeiro, revelou ainda que os empresários que fazem uso deste canal o utilizam há cerca de 3,6 anos, em média. Na faixa de 3 a 5 anos de utilização, a proporção dos estabelecimentos situou-se em 33,7% e, na faixa de 1 a 2 anos atingiu 26,6% e com menos de um ano estão 17,6%.
Quando perguntados sobre as razões pelas quais utilizam a internet, o principal objetivo mencionado foi publicidade e propaganda (74,8%). Na sequência, o relacionamento comercial entre as empresas e seus fornecedores foi citado por 33,8% daqueles que utilizam a rede. Por sua vez, a contribuição da Internet para realização de venda foi citada por 18,9%.
Importância da internet para o crescimento do negócio
Para 86,4% dos estabelecimentos fluminenses que estão presentes na Internet, a utilização de um canal de relacionamento é considerado importante ou muito importante para o desenvolvimento do seu negócio, enquanto outros 12,2% indicam ser pouco importante. Somente 1,4% não souberam avaliar ou consideram nada importante para o progresso do seu estabelecimento estar conectado ao mundo virtual.
Entre os 45,5% dos empresários que ainda não estão na internet, 22,2% não considera ser importante estar conectado, falta de conhecimento do assunto foi apontado por 15,7%, seguido de falta de interesse (14,6%) e não considera o custo benefício atraente (12,4%). Mesmo assim, 55,6% dos que não estão presentes consideram a possibilidade utilizar a internet no futuro.
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