quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Festa do Halloween não traz perigo aos dentes

Nenhuma criança consome tantos doces diferentes quanto na noite de Halloween - também conhecida como o Dia das Bruxas - celebrado no dia 31 de outubro. Entretanto, se alguns cuidados forem tomados, não há necessidade de se preocupar com a saúde bucal dos pequenos.

Uma cárie começa, de forma geral, a partir dos restos de alimentos que ficam presos aos dentes após a alimentação. Como a grande maioria do que consumimos possui açúcar (ou amidos), isso permite que as bactérias presentes na boca produzam ácidos que corroem os dentes, levando à perda mineral e causando a cárie.

“Como esse processo leva em torno de 20 minutos ou mais, basta escovar os dentes de forma correta o mais breve possível após o consumo dos doces. Entretanto, vale lembrar que algumas guloseimas podem fazer mais mal do que outras”, explica o Dr. José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do INPAO Dental.

As balas mais duras, por exemplo, por conterem açúcar e permanecerem mais tempo na boca, permitem que o ataque ácido seja mais duradouro e prejudicial aos dentes. O mesmo se aplica as gomas de mascar e pirulitos, porque também permanecem muito tempo na boca. Já as balas moles, de rápido consumo, o principal cuidado é impedir que elas fiquem grudadas no dente.

“O fato de algumas dessas guloseimas sejam livres de açúcar, não significa necessariamente que os dentes estão a salvo. Algumas delas contêm substâncias que aumentam a acidez da boca e, em consequência, afetam com mais intensidade o esmalte dos dentes”, lembra o cirurgião dentista.

Já no caso do chocolate, a quantidade de açúcar é menos importante que a frequência, porque o consumo deixa o pH da boca mais ácido, o que colabora para o desenvolvimento de bactérias patogênicas. Ainda assim, os chocolates mais amargos são melhores para a saúde do que os produzidos com leite, porque possuem menos açúcar. Da mesma forma, o chocolate branco é considerado o pior porque não possui cacau e ainda apresenta muita gordura e açúcar.

“O ideal é escovar os dentes logo depois da brincadeira, principalmente se for antes de dormir. Como o fluxo salivar, que ajuda na limpeza, diminui durante o sono, essa higienização é a mais importante do dia”, finaliza Oliveira. Outra opção é permitir que os doces sejam ingeridos logo após as refeições e não entre elas, como lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário