terça-feira, 3 de junho de 2014

FEIRAS DE PRODUTOS ORGÂNICOS E NATURAIS COMEÇAM AMANHÃ (4)

Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologiae a Naturaltech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde terão início no próximo dia 4 de junho, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
Realizadas ao mesmo tempo, as feiras são abertas ao público e com entrada gratuita, e apresentam as novidades em produtos orgânicos e naturais, como alimentos, cosméticos, terapias, roupas e acessórios.
Voltadas a varejistas e outros profissionais, o público também pode realizar compras diretamente dos produtores, processadores e fabricantes. Alguns estandes oferecem degustação.
 
NÚMEROS DAS FEIRAS:
220 expositores
7.000m2 m² de área
Estimativa de 22 mil visitantes, entre profissionais e público em geral
 
IMPORTANTE:
Veja informações sobre credenciamento e estacionamento ao final deste Aviso de Pauta. Por ser realizada dentro do Parque Ibirapuera, o estacionamento requer o ticket de zona azul.
 
NEGÓCIOS
1) Orgânicos devem crescer 35% em 2014
O Projeto Organics Brasil, desenvolvido pelo IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), confirma para 2014 um crescimento acima do registrado no ano passado.
Tendo como base o faturamento de 2013, análises com órgãos de varejo e acompanhamento de grandes redes, as estimativas indicam que o mercado de produtos orgânicos deve crescer em torno de 35% neste ano - contra os 22% de 2013 – e chegar a R$ 2 bilhões.
 
2) Alimentos naturais movimentam US$ 36,4 bilhões no Brasil
De acordo com levantamento do instituto de pesquisa de mercado internacional Euromonitor, o mercado de produtos naturais – que envolve alimentos e bebidas orgânicos, funcionais, naturalmente saudáveis, livres de substâncias consideradas “menos saudáveis” (gordura, açúcar, sal, carboidratos) e de outras que podem apresentar intolerância (glúten e lactose) – movimentou cerca de US$ 36,4 bilhões em 2013 no Brasil. Ainda segundo a pesquisa, o crescimento nos últimos cinco anos chegou a 83%.
 
3) Alimentos Funcionais
Em reportagem reproduzida pela ABIAD - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, só o mercado de alimentos funcionais no Brasil fatura, em média, R$ 10 bilhões ao anoEm âmbito mundial, o segmento deverá ter um crescimento de 38% até 2017, com valores que baterão a casa dos US$ 207 bilhões. Em 2011, foi de cerca de US$ 150 bilhões.
 
4) Spas
Há cerca de mil estabelecimentos considerados como spas no Brasil, agrupados em três categorias: Spas Destino, Spas Resort/Hotel e Spas Urbanos (ou Day Spas). Segundo a ABC SPAS, de todas as empresas que compõem o setor, 88% delas faturam, em média, até R$ 40 mil por mês. Ao todo, calcula-se que o segmento movimente diretamente R$ 370 milhões por ano. O crescimento médio registrado é de 15%.

SUGESTÕES DE PAUTA
 
SORVETES ORGÂNICOS: disponíveis em diversos sabores, os sorvetes orgânicos são certificados e podem ser encontrados em picolé ou em massa. Algumas opções de sabor são bem inusitadas, como maracujá com couve. (Green – Gelateria Orgânica, Manti Bio e Grupo Pão de Açúcar)
SNACKS E PETISCOS SAUDÁVEIS: os petiscos também aparecem em versões mais saudáveis. Os tipos e sabores variam entre soja, algas, aveia, chocolate, amendoim, mel e até açaí. (AWP Foods, Smart Açaí e Super Bom).
FEIJOADA VEGETARIANA ORGÂNICA: um dos pratos mais famosos e saboreados do Brasil ganha uma versão 100% vegetariana e orgânica. O produto é composto por alimentos como feijão, abóbora, abobrinha, berinjela, cenoura e alho-poró, em pacote de 200 g e fácil preparo. (Blessing Orgânicos)
REFRIGERANTE ORGÂNICO: pode ser encontrado em dois sabores: guaraná e laranja. Sem açúcar e conservantes. (Pão de Açúcar)
CAFÉ DA MANHÃ ORGÂNICO: Nas feiras é possível encontrar todos os ingredientes e produtos para se fazer uma mesa de café da manhã 100% orgânica e natural: cereais, cookies, geleias, sucos, bebidas sem lactose, café, chás, entre outros. Uma novidade é o creme de avelã vegano. (Artesanu, Blessing, Café IAO, Café Terrara, Chocolife, Engenho Novo (SNA) RisoVita, Rudá (SNA)).
COSMÉTICOS E BELEZA: Nas feiras é possível encontrar uma vasta gama de cosméticos naturais, livres de testes em animais e feitos com matérias-primas extraídas da natureza. Dentre as novidades estão o desodorante natural, o pó mineral à base de argila e óleos essenciais pós-banho. (Bioart, Braslink, Entre Folhas).
VESTUÁRIO: roupas e acessórios produzidos com algodão orgânico colorido natural (Cotton Color) e uma linha de produtos confeccionada por artesãs do projeto “Talentos do Brasil”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que remete à Copa do Mundo. Esses produtos são feitos com matérias-primas encontradas nos biomas brasileiros, como couro de peixe.
 
CURIOSIDADES
QUEIJO FEITO DE MANDIOCA: produto conhecido dos veganos e vegetarianos, o “mandiokejo” estará disponível para degustação e compra na feira. É um produto em pó, natural e instantâneo: para preparar com adição de água e óleo.  Naturalmente livre de lactose e glúten, pode ser usado no lugar da mozarela em pizzas, lasanhas e outros pratos, como alternativa ao queijo convencional. (Quebra-Cabeça)
BIFE VEGETAL: elaborado com linhaça e biomassa de banana verde, que ajudam no bom funcionamento do organismo. Diferente de produtos semelhantes encontrados, não contém soja ou glúten. (Quebra-Cabeça)
PROTEÍNA DE ERVILHA: ideal para rotina de treinos em academias, essa proteína tem uma ramificação mais parecida com a encontrada nos animais, como soro do leite. (Bionetic)
PETISCO PARA CÃES ORGÂNICO: feitos dentro dos padrões orgânicos, são nutritivos e palatáveis para os cães e não possuem qualquer tipo de ingrediente de origem animal (Vitaya Alimentos - Adivita)
PANELAS ECOLÓGICAS: cada vez mais presentes no mercado, as panelas ecológicas ganham opções diferentes a cada ano. A novidade fica por conta da porcelana ecológica e o revestimento de pó de diamante. (Happy Hour, Organic, a panela ecológica).
 
CONVIDADOS INTERNACIONAIS
Representantes das principais entidades mundiais do setor de orgânicos recebem a imprensa no dia para a imprensa, na quinta-feira (5), às 12h30. Em seguida, eles participam do segundo dia do Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável.
Andre Leu e Denise Godinho – presidente e diretora do International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM), entidade global com cerca de 800 filiados de 120 países, tem os números globais e as tendências do setor;
Matthew Holmes – diretor do Canada Organic Trade Association sobre negócios no mercado da América do Norte;
Julie Tyrell – diretora da Natrue, principal associação europeia de cosméticos sustentáveis, fala sobre demandas da indústria mundial e oportunidades para o Brasil;
Toshifumi Ayukawa – da International Certification Japan Organic & Natural Foods Association, fala sobre a estratégia de inserir orgânicos nas Olimpíadas de 2020 no Japão;
Cauê Suplicy – empresário brasileiro que obteve sucesso no mercado americano com sua marca Barnana - banana passa encontrada nas principais redes varejistas de costa a costa.
Ming Liu – coordenador do Organics Brasil, fala sobre as perspectivas de negócios para exportadores de orgânicos e como a entidade pode ajudar a desenvolver o setor.
Abdala Jamil Abdala e Andrezza Stamato Perri – presidente da Francal Feiras e diretora de Vendas Internacionais da Nürnberg Messe Brasil, respectivamente, falam sobre as oportunidades de negócios na Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina.
 
AULAS DE CULINÁRIA VEGETARIANA
Durante os quatro dias da feira, empresas, chefs e especialistas compartilham suas receitas e ensinam as maneiras para compensar um cotidiano sem produtos e ingredientes de origem animal, e como substituí-los sem que haja perda de nutrientes. As aulas são gratuitas e abertas ao público, e duram cerca de uma hora cada.

SPAS, MANIPULAÇÃO, VEGETARIANISMO E AROMATOLOGIA
Outro destaque das feiras é a grade de eventos paralelos, com palestras e painéis sobre assuntos relacionados ao mercado orgânico, no Brasil e no mundo, e outros temas voltados à saúde e bem-estar: Fórum de Agricultura Orgânica e Sustentável, 1º Encontro Anfarmag (farmácia de manipulação), 3º Seminário ABC Spas2º Encontro de Aromatologia e 7º Seminário SVB (vegetarianismo).

 
INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A IMPRENSA:
CREDENCIAMENTO: O credenciamento é feito na hora, no Centro de Imprensa. É imprescindível apresentar comprovante de vínculo com o veículo de comunicação que comprove que a cobertura tem fins jornalísticos: cartão de visitas, crachá, expediente com nome do profissional impresso e outros.
ESTACIONAMENTO: O estacionamento usado será o do Parque do Ibirapuera, com entrada pelo Portão 3, que é o mais próximo à Bienal. O sistema de estacionamento é Zona Azul, com o pagamento de R$ 3,00 para uso de duas horas. Não há estacionamento exclusivo nem gratuito para imprensa.
Excepcionalmente, carros de emissoras de TV – obrigatoriamente logotipados – poderão estacionar na rampa lateral da pavilhão da Bienal, mediante liberação prévia da equipe de assessoria de imprensa das feiras.

SERVIÇO:
BIOBRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2014 – 10ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
NATURALTECH 2014 - 10ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde
Data: 4 a 7 de junho
Horário: das 11h às 19h
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Promoção/Organização: Francal Feiras
Twitter: @biobrazilfair; @naturaltech
Facebook: BioBrazilFair; Feira NaturalTech
Google+: Bio Brazil Fair; Naturaltech
 
INSTITUCIONAL
Colaboração Bio: NürnbergMesse
Patrocínio Bio: SEBRAE, Cultivando Água Boa, Itaipu Binacional
Apoio Bio: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Brasil Orgânico e Sustentável, IPD Orgânicos, Apex-Brasil e IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.
Apoio Naturaltech: ABC SPAS – Associação Brasileira de Clínicas e Spas, ABCFARMA – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, ANFARMAG - Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus, SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
FEIRA ABERTA AO PÚBLICO, COM ENTRADA GRATUITA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário