quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sanduíche, pizza ou temaki: o que é mais saudável e nutritivo?

A preocupação em relação à qualidade da alimentação cresce diariamente. Entre as refeições mais pedidas, as hamburguerias, pizzarias e a culinária oriental se destacam. Todavia, apesar do alto consumo de sanduíches e pizzas, os temakis e sushis crescem cada vez mais na preferência dos brasileiros e se tornam a alternativa para driblar o tradicional junk-food.
 
Hoje, segundo a Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo), somente na capital paulista há 600 restaurantes japoneses contra 500 churrascarias, o que torna a cidade a capital do sushi. Outro fato que corrobora com o crescimento desses estabelecimentos é que hoje uma das principais causas de mortes no mundo está ligada às doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, que, por sua vez, estão comprovadamente vinculadas aos hábitos alimentares. 
 
A nutricionista Fabiana Buchalla, que integra a equipe nutricional da Temakeria Makis Place, rede com 120 unidades no Brasil e nos Estados Unidos, credita esse crescimento à maior preocupação dos consumidores com a alimentação saudável: “diferentemente de alguns anos atrás, os consumidores têm se preocupado bastante com o valor nutricional de suas refeições. Hoje, ter hábitos alimentares saudáveis se tornou prioridade para os brasileiros, apesar de parcela considerável da população estar acima do peso”.
 
A afirmação de Fabiana é endossada pela Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, que revelou recentemente que o índice de crianças com sobrepeso atingiu preocupantes 30%, enquanto 15% estão com obesidade. Em números absolutos, chega-se a alarmante marca de 5 milhões de crianças.
 
Contar com uma alimentação saudável, que consiga equilibrar calorias e seja rica em proteínas, é questão de hábito. “E quanto antes essa prática for incorporada ao dia a dia, menores serão as chances de desenvolver problemas cardiovasculares que tanto prejudicam a saúde a curto, médio e longo prazo”, finaliza a especialista.
 
 
Saiba mais: Fabiana Buchalla é nutricionista e integra a equipe nutricional da Temakeria Makis Place, rede de culinária japonesa que conta com 123 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos. www.makisplace.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário