quarta-feira, 29 de outubro de 2025

INTERLAGOS — O CORAÇÃO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO E SUAS TRANSFORMAÇÕES

 Entre morros, curvas e o som inconfundível dos motores, o Autódromo de Interlagos — oficialmente Autódromo José Carlos Pace — tornou-se um símbolo do automobilismo mundial. Desde sua inauguração, em 12 de maio de 1940, até os dias atuais, o circuito paulistano foi palco de grandes conquistas, reformulações profundas e histórias que se confundem com a própria trajetória da Fórmula 1 no Brasil.

A construção de um ícone
Idealizado na década de 1930, Interlagos foi erguido entre as represas Guarapiranga e Billings — daí o nome “entre lagos”. Inspirado nos grandes circuitos europeus da época, nasceu com um traçado longo, de aproximadamente 7,9 quilômetros, com curvas de alta velocidade, subidas e descidas que desafiavam até os pilotos mais experientes.

Na década de 1970, com a ascensão dos pilotos brasileiros como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet, Interlagos passou a ser o centro do automobilismo nacional. O circuito recebeu o primeiro Grande Prêmio oficial de Fórmula 1 em 1973, e logo se tornou sinônimo de emoção e paixão pelo esporte.

Grandes prêmios e momentos históricos

Interlagos foi palco de corridas que entraram para a história da Fórmula 1. Em 1975, José Carlos Pace conquistou ali sua única vitória na categoria, eternizando seu nome e, anos depois, batizando o autódromo.

A década de 1990 marcou o retorno definitivo da F1 a São Paulo, após um período em que o GP foi disputado no Rio de Janeiro, no circuito de Jacarepaguá. Desde então, o autódromo passou a ser um dos eventos mais aguardados do calendário mundial, frequentemente responsável por decidir campeonatos e escrever capítulos dramáticos.

Quem não se lembra da decisão de 2008, quando Lewis Hamilton conquistou seu primeiro título mundial na última curva da última volta? Ou do inesquecível 2007, quando Kimi Räikkönen surpreendeu e levou o título por apenas um ponto? Interlagos é assim: imprevisível, vibrante e apaixonante.

As grandes transformações

O autódromo, entretanto, mudou muito desde a sua inauguração. A primeira grande reforma aconteceu em 1990, quando o traçado original foi reduzido de 7,9 km para cerca de 4,3 km, priorizando a segurança e a fluidez das corridas. Surgiram curvas

Nenhum comentário:

Postar um comentário